Evento acontece no próximo domingo, na Casa Firjan, em Botafogo

O brunch está mais na moda do que nunca por aqui. Se antes essa refeição típica dos fins de semana nos Estados Unidos era restrita a hotéis de luxo, hoje se popularizou. Há vários lugares especializados em “brunch o dia todo”, como So.lo, hoje com três unidades na cidade, Dainer e Nusa Café, além de padarias, como João Padeiro. Pedro Benoliel, por exemplo, acaba de lançar o seu, em Botafogo, e Ricardo Lapeyre assina o menu de fim de semana do V7, em Ipanema.

Mas, o lugar pioneiro no assunto no Rio é o Empório Jardim, da chef Paula Prandini. Sua primeira loja foi inaugurada em 2014, no Jardim Botânico. Hoje, ao todo, já são cinco endereços. O seu espaço mais charmoso abriu as portas em 2023, na Casa Firjan, em Botafogo. Lugar perfeito para se apreciar com calma um belo brunch, palavra que nasce da contração de “breakfast” (café da manhã) e “lunch” (almoço).

O que também anda em alta no mundo da gastronomia são os eventos colaborativos, reunindo dois ou mais chefs para a realização de almoços e jantares a quatro, seis ou muitas mãos mais. Juntando essas duas tendências, Prandini criou uma série de quatro eventos, que chega agora à sua segunda edição: é o projeto “Brunch no Jardim”, cuja segunda edição acontece no próximo domingo, dia 15, na unidade de Botafogo, das 8h às 19h. São dias com cardápios temáticos.

Dessa vez a convidada é Lisiane Arouca, chef e sócia do Grupo Origem, de Salvador. Ela traz ao Rio um brunch junino, com os sabores populares das festas dos santos baianos.

Responsável pelas sobremesas de suas casas, Lisiane vai preparar receitas como os donuts crocantes de tapioca e coco com creme inglês de doce de leite e farofa de ninho com noisette; o mugunzá caramelado com farofa crocante de paçoca levemente salgada, servida com sorvete de coco verde (opcional); o bolo de fubá cremoso com queijo do reino, creme de goiabada e farofa crocante de canela; e o bolo toalha felpuda de laranja, tapioca e coco, com brigadeiro de queijo brûlée e calda de laranja.

A anfitriã, por sua vez, também se inspira no Nordeste para as suas criações. Ela vai preparar quiche de queijo coalho, alho poró e crocante de milho; o pão de mandioca com pernil na rapadura e vinagrete de abacaxi com pimenta de cheiro; croissant de salsichão, requeijão de corte e chutney de goiabada e pastel de pamonha com milho verde, creme de queijo e castanha de caju.

Em setembro, no dia 14, a chef curitibana Claudia Krauspenhar vem ao Rio para montar um brunch regado a ostras, sua marca registrada. A série Brunch no Jardim se encerra em novembro, com a presença da chef Ariani Malouf, do Mato Grosso, que vai apresentar um brunch libanês, no dia 9.

Fora isso, ela também participa no próximo fim de semana, no sábado e no domingo, da primeira edição do Festival Francês de Música & Gastronomia, que acontece no Hotel Fairmont. Para o evento, que conta com participações de outros grandes chefs como Roland Villard, os head chefs do Le Cordon Bleu Philippe Brye e Yann Kamps, Didier Labbé, Jérôme Dardillac, e João Paulo Frankenfeld, entre outros, Prandini leva suas famosas éclairs, em três versões: de baunilha com crocante de caramelo; de chocolate belga; e de limão com merengue.

São duas oportunidades de provar novidades que nunca foram servidas:

“Criei receitas especialmente para os dois eventos, coisas inéditas no cardápio do Empório Jardim, tirando as minhas duas éclairs, de baunilha com caramelo e de chocolate belga, que já são clássicos meus e estarão presentes no evento do Fairmont”, diz Prandini.

Endereço: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle, 211 - Botafogo, Rio de Janeiro
Siga: @emporiojardimrio