Escolher o lugar certo para um encontro a dois para festejar datas importantes como o dia dos namorados é uma tarefa de responsabilidade. Muitos bares e restaurantes se preparam com menus especiais para os casais. Outro ponto importante é o ambiente, incluindo aí a decoração, o clima romântico, com iluminação acolhedora, e também o visual, pois o Rio de Janeiro tem, como nenhum outro lugar, cenários naturais arrebatadores. Também há de se considerar a qualidade e o tipo de comida. Unindo tudo isso, com a criatividade da cena gastronômica, criamos uma seleção de endereços perfeitos para viver experiências românticas.
De bares descontraídos a restaurante com estrela Michelin, de lugares clássicos aos descolados, passando por italianos e japoneses, selecionamos 15 retaurantes românticos no Rio de Janeiro que vão ajudar a fazer do seu jantar (ou almoço) um momento muito mais especial:
Aprazível
Um ícone em Santa Teresa, o Aprazível é uma experiência que une gastronomia brasileira contemporânea e paisagens deslumbrantes da cidade. A casa valoriza ingredientes orgânicos e sabores regionais em uma culinária brasileira que resgata memórias afetivas. O ambiente rústico, mas sofisticado, tem mesas espalhadas por gazebos, jardins e terraço com vista para a Baía de Guanabara. Entre os destaques, a galinhada caipira, que leva arroz biodinâmico, sobrecoxa orgânica, banana-da-terra, linguiça mineira, geleia de pimenta, feijão orgânico e couve.
Endereço: Rua Aprazivel, 62 – Santa Teresa Saiba Mais: @aprazivel
Bar Tero
Primeira vermuteria do Rio, o Bar Tero, é um charme. O ambiente é intimista, com luz baixa e clima romântico, além de ter mesas na calçada que são ideais para encontros ao ar livre. A decoração mistura o vintage com o descolado e eventualmente a noite é embalada por música ao vivo, com direito a saxofonista. É um espaço que celebra o vermute como protagonista da carta, com rótulos artesanais próprios e uma seleção pensada para valorizar a bebida em diferentes versões.
Endereço: Rua Paulo Barreto, 110 – Botafogo Saiba Mais: @barterorj
Brota
Premiado com o Bib Gourmand do Guia Michelin, o Brota, é um restaurante vegetariano e vegano, com cozinha criativa e inovadora. Instalado em um charmoso casarão com jardim, com interior elegante, o lugar funciona sob o comando da chef Roberta Ciasca (também do Miam Miam, e do wine bar vizinho Libô). O cardápio propõe pratos para compartilhar, como as “brotinhas” – bolinhos de arroz integral e recheio de tomate, pesto e azeitonas e/ou wasabi com chutney de manga; e o clássico curry thai de legumes. A carta de drinques é assinada pela mixologista Laura Paravato.
Endereço: Rua Conde de Irajá, 98 – Botafogo Saiba Mais: @brota.restaurante
Broto Pizza
Pizzaria moderna com cozinha criativa e descontraída e unidades em Botafogo, Copacabana e Tijuca. Conhecida por suas pizzas de massa de longa fermentação, feitas com ingredientes de qualidade e combinações inusitadas. Entre os sabores autorais, destacam-se a “Marília” com pera, gorgonzola, nozes e mel; e a “Bruce Lee”, com bochecha de porco, molho teriyaki, cebolinha e gengibre. O ambiente é informal, mas aconchegante, com uma carta de drinques autorais e vinhos selecionados que complementam a experiência.
Endereços: Rua Álvaro Ramos, 171 – Botafogo Rua Aires Saldanha, 13 – Copacabana Rua Conde de Bonfim, 601 – Tijuca Saiba Mais: @broto.pizza
Casa Camolese
No Jockey Club, aos pés do Jardim Botânico, a Casa Camolese reúne restaurante, bar e casa de shows em um só lugar. O ambiente é elegante, com vista para a pista de corridas de cavalo, e o Cristo Redentor, com atmosfera vibrante. O cardápio, assinado pelo chef Jessé Valentim, destaca massas artesanais, pizzas e sanduíches. No subsolo, o Clube Manouche abriga shows intimistas.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 983 – Jardim Botânico Saiba Mais: @casacamolese
Casa Tavares
A Casa Tavares, em Campo Grande, é um refúgio gastronômico. À frente da cozinha está o chef Vinicius Moura, que participou do programa Master Chef levando sua proposta de cozinha afetiva com toques criativos. O menu é sazonal, pensado a partir de ingredientes frescos e pratos que resgatam memórias com leveza e sofisticação. O ambiente aconchegante reforça a sensação de se estar em casa.
Endereço: Rua Campo Alegre, 83 – Campo Grande Saiba Mais: @casatavaresoficial
Casa 201
Recém-premiada com uma estrela Michelin, a Casa 201 se consolida como um dos endereços mais refinados da cidade. À frente da cozinha está João Paulo Frankenfeld, eleito Chef do Ano pela Veja Rio e Rio Show. A casa trabalha com um menu degustação sazonal, revelando técnica e sensibilidade em cada prato. O espaço é intimista, com poucos lugares e uma cozinha aberta que valoriza a experiência. Sem dúvidas é a experiência perfeita para uma comemoração especial.
Endereço: Rua Lopes Quintas, 201 – Jardim Botânico Saiba Mais: @201.casa
Fiorino
O Fiorino Ristorante, é um clássico da gastronomia italiana no Rio. Membro da Accademia Gastronomica Italiana, sediada em Bolonha, a casa é reconhecida por suas massas frescas, pães e sobremesas artesanais, além de pizzas assadas em forno a lenha. Entre receitas tradicionais e criações autorais destaque para o orecchioni di vitello — delicadas massas recheadas com vitela, presunto de parma e parmesão. O ambiente é tranquilo, ideal para um jantar a dois.
Endereço: Avenida Heitor Beltrão, 126 – Tijuca Saiba Mais: @fiorinoristorante
Grado
Aclamado como o melhor restaurante italiano do Rio de Janeiro pela Veja Rio, o Grado, é liderado pelo chef Nello Garaventa, que imprime autenticidade e técnica a pratos cheios de sabores e um menu enxuto e que se renova com frequência. Especializado em massas frescas artesanais e preparos na lenha em um ambiente charmoso e acolhedor, com cozinha aberta e área externa na varanda, o espaço remete a uma autêntica casa italiana.
Endereço: Rua Visconde de Carandaí, 31 – Jardim Botânico Saiba Mais: @gradorestaurante
Lilia
O Lilia, em um sobrado antigo na Rua do Senado, Centro do Rio, é um dos restaurantes mais recomendáveis da cidade. Comandado pelo chef Yan Ramos, foi reconhecido pelo Guia Michelin e eleito o Melhor Custo-Benefício no Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023. A cozinha é autoral e sazonal, com pratos que mudam diariamente conforme os ingredientes frescos do dia. No almoço, um cardápio fixo de três etapas; no jantar, opções à la carte e degustação de até onze etapas. Recentemente, entrou na lista das 50 melhores “descobertas” de um prestigiado guia internacional.
Endereço: Rua do Senado, 45 – Centro Saiba Mais: @lilia.restaurante
Loire
Inspirado nos bistrôs parisienses, o Loire, na Barra da Tijuca, combina elegância e clima romântico em um ambiente acolhedor. O cardápio destaca o magret de pato com mousseline de batata-doce, tartar de manga e molho roti, entre outras receitas clássicas. A casa também oferece experiências como o “Rodízio à Francesa” e o “Fondue Loire”.
Endereço: Av. das Américas, 8585 – Barra da Tijuca Saiba Mais: @loirebistro
Meza Bar
Gastrobar cosmopolita com essência carioca, ideal para encontros descontraídos. À frente da cozinha está a chef Andressa Cabral, apresentadora do Iron Chef Brasil. O ambiente moderno, com luz baixa e trilha sonora bem escolhida, cria o clima perfeito para um date. A carta de drinques, com pegada que pode ser definida como “Tropical Pop”, traz combinações criativas e refrescantes. Entre os pratos, vale provar o risoto de limão siciliano com mascarpone e queijo Minas, e petiscos como a croqueta de moqueca baiana.
Endereço: Rua Capitão Salomão, 69 – Humaitá Saiba Mais: @mezabar
Pope
Vencedor na categoria gastrobar do prêmio Veja Rio Comer & Beber 2021, o Pope aposta na cozinha italiana com personalidade. O comando é do chef Matheus Zanchini (com passagem pelo premiado Borgo Mooca em São Paulo), que imprime criatividade a receitas clássicas. A lasanha de ossobuco com fonduta de grana padano é um dos grandes destaques do cardápio. O ambiente é divertido e charmoso, com referências ao catolicismo e uma varanda deliciosa.
Endereço: Rua Joana Angélica, 47 – Ipanema Saiba Mais: @popeipanema
Shisô
Restaurante japonês sofisticado no Grand Hyatt Rio, na Barra. O cardápio valoriza sushis, sashimis e yakitoris preparados com técnica e ingredientes frescos. Uma das experiências mais marcantes é a degustação de seis pratos no “Omakasê Zen”, comandado pelo chef Guilherme Campos. O ambiente é elegante, com balcão onde é possível acompanhar o preparo dos pratos. O bar de saquês e bebidas autorais é liderado por Alex Mesquita, eleito o melhor bartender do Rio em 2023.
Endereço: Avenida Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca Saiba Mais: @restauranteshiso
Xian
No rooftop do Bossa Nova Mall, no Centro do Rio, o Xian une gastronomia asiática contemporânea a uma vista espetacular da cidade, com Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Cristo Redentor ao fundo. O cardápio traz sushis, sashimis e pratos de fusão oriental-brasileira. O ambiente é sofisticado, com salão interno e terraço ao ar livre. A carta de coquetéis artesanais e saquês complementa a experiência.
Endereço: Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365 – Cobertura – Bossa Nova Mall – Centro Saiba Mais: @xianrio