De um aeroporto na Irlanda aos bares do Rio, uma seleção de drinques que têm a bebida como ingrediente
Você sabia que o Brasil está na origem do Irish Coffee? Diz a história que o drinque feito com base na mistura de uísque escocês e café, com creme de leite, teria sido criado em 1943, por um sujeito chamado Joe Sheridan, em Foynes, em um terminal de voos transatlânticos, para aquecer passageiros que haviam voltado ao aeroporto, por conta de más condições climáticas. Um deles perguntou ao criador da receita, que alguns anos depois se tornou um clássico da coquetelaria, se era café brasileiro. “No, it’s irish coffee”, teria respondido o chef do restaurante que funciona no local. Assim, sua criação foi naturalmente batizada.
Ao longo do tempo, outros drinques usando o café como ingrediente foram criados, como o Carajillo, tradicionalmente feito com café espresso e Licor 43; e o espresso Martini, criado na Inglaterra, uma das variações desse clássico, com café, licor de café e vodca.
Agora, além das fórmulas tradicionais, o café também vira protagonista em drinques autorais que respeitam a origem do grão. A mistura entre cafés especiais e técnicas de coquetelaria tem dado origem a uma nova cena, onde ele se torna um dos protagonistas.
Para festejar o Dia Nacional do Café, que celebra o início da colheita dos grãos nas principais regiões produtoras do país, fizemos essa seleção, destacando lugares no Rio de Janeiro onde o café reluz na coquetelaria como ingrediente de destaque. Confira um guia de lugares onde tomar drinques com café na Cidade Deliciosa.
Arp Bar
Com vista privilegiada para o mar do Arpoador, o ARP Bar une coquetelaria de qualidade e clima praiano descontraído. O ambiente aberto e elegante completa a experiência.
Na carta, o café é destaque em drinques como o Espresso Tonic (espresso, água tônica e laranja) e o Espresso Martini com Cabra Lab (café especial, vodca e licor de café carioca). Receitas que exploram o café com criatividade e frescor, em um dos cenários mais icônico do Rio.
Endereço: R. Francisco Otaviano, 177 – Ipanema
Blue Blazer
Lelo Forti levou seu speakeasy da Barra para o coração pulsante de Botafogo, unindo alta coquetelaria, escola de formação em mixologia e um ambiente discreto e sofisticado, que resgata o charme dos grandes bares clássicos. Não há placas. Não há sinalizações óbvias. Para encontrar a Blue Blazer, é preciso saber que ela existe. Esse é o espírito dos verdadeiros speakeasies: lugares secretos, exclusivos e com uma aura de mistério que faz parte da experiência.
Na carta, o café ganha protagonismo em cinco coquetéis, entre eles o Antes do Fim do Mundo, preparado com Maker’s Mark infusionado em café com canela por 48 horas, licor Cabra Lab e vermouth rosso seco e o clássico Espresso Martini, ao lado de releituras criativas e coquetéis atemporais que você só vai descobrir, indo conhecer.
Endereço: R. Álvaro Ramos, 11 – sobreloja – Botafogo
Ferro e Farinha
Famosa pelas pizzas de fermentação lenta e sabores autorais, a Ferro e Farinha também vem ganhando espaço na coquetelaria. Sob comando do mixologista Alex Miranda, a casa aposta nos “Dessert Cocktails”, mini drinques com café pensados para harmonizar com as sobremesas.
Entre os destaques estão o Carajillo (café dark e Licor 43), Passion (Baileys, maracujá, canela e café), Last Dance (gin, vermute tinto, Campari e licor de café Cabra Lab) e Ka-Kao (café, vodca, licor de café Cabra Lab, caramelo salgado, bitter de cacau e laranja). Uma abordagem criativa para quem gosta de café até o último gole.
Endereços:
- R. Arnaldo Quintela, 23 – Botafogo
- R. Maria Quitéria, 107 – Ipanema
- Rua Dias Ferreira, 48 – Leblon
Liz Cocktails & Co
No Leblon, o Liz Cocktails & Co combina charme europeu e sofisticação, com ambiente acolhedor e mesas na calçada. A casa de Tai Barbin integra a lista dos 500 melhores bares do mundo de 2024, e é mais uma opção de onde tomar drinques com café no Rio de Janeiro
Entre os destaques da casa estão alguns coquetéis com café, como o Black Negroni (gin, Campari, vermute, amaro e café), o Espresso Tonic (água tônica, café espresso e laranja), o Atraente (cachaça Magnífica, aguardente de banana, licor de café, xarope de noz pecã e bitters de cumaru) e o Chaparral (Paratudo, licor de café e limão siciliano). Um destino essencial para quem curte coquetelaria com personalidade no Rio.
Endereço: Rua Dias Ferreira, 679A – Leblon
Vian Cocktail Bar
Comandado pelo premiado bartender Frederico Vian, o Vian Cocktail Bar é um dos principais endereços da coquetelaria carioca. Já foi eleito o melhor bar do Rio por publicações especializadas e é um bar para quem busca drinques autorais e executados com técnica.
O café é ingrediente central em drinques como o Soneca (vodca, licor Amaretto, redução de maracujá e café espresso), o Café Secreto (bourbon, licor de café, Cynar e café espresso), o Café, (com cachaça e mel) e o clássico Espresso Martini.
Endereço: R. Visc. de Silva, 21 – Botafogo