A exemplo do que vem ocorrendo nas principais cidades do mundo, o Rio de Janeiro vive um momento de proliferação de cafeterias especiais. São lugares de encontro, onde jovens se reúnem para apreciar lotes das melhores procedências, tratados com imenso cuidado em torrefações artesanais, que conseguem destacar ainda mais as melhores características dos grãos. É um novo momento, para a alegria dos apreciadores da bebida.

Esqueça os cafés aguados ou sem rastreamento de origem: casas especializadas vêm investindo em métodos de extração, grãos selecionados a dedo e uma relação mais direta com produtores. Esses espaços não só ajudam a aprimorar o paladar do carioca, como também espalham conhecimento, transformando a cidade num destino sério para quem gosta de café — de verdade.

Fizemos uma seleção de cafeterias no Rio de Janeiro que são tão especiais quanto os cafés que servem.

Café ao Leu

O Café ao Leu abriu em 2019 com o objetivo de oferecer ao público carioca um café especial tratado com o mesmo rigor da colheita até a xícara. Mas a história começou um pouco antes: Léo dava os primeiros passos com uma barraca na feira da Junta Local, onde já chamava atenção pela qualidade dos grãos e pelo preparo cuidadoso. Foi ali que ganhou confiança e público para, em 2019, abrir a primeira loja em Copacabana, que rapidamente conquistou turistas pela qualidade e pelo atendimento acolhedor. A fama do café especial atraía estrangeiros, impressionados ao finalmente encontrar um café à altura do maior produtor mundial.

Com o crescimento da marca, Léo abriu uma segunda unidade recentemente no Leblon, que conta com um cardápio mais elaborado de comidas. Além disso, entre os planos para o futuro está a criação de uma carta de drinques assinada por Alex Mesquita, do Elena Horto.

Ele investe não só em café de qualidade, mas também em treinamentos para a equipe e em boas máquinas, como a que comprou diretamente na fábrica: “A máquina é incrível. Eu fui para a Itália comprar e é a mesma que está na loja de Copacabana, até hoje”.

Endereços: 

  • R Almirante Gonçalves, 50 – Copacabana, Rio de Janeiro
  • R Cupertino Durão, 79 – Leblon, Rio de Janeiro

Siga: @cafeaoleu

Coffee Five

Inaugurada em 2018 por Emerson e Rafaela Nascimento, a Coffee Five é uma cafeteria localizada no Centro do Rio de Janeiro. O espaço é conhecido por servir cafés de altíssima qualidade, chás especiais e doces que harmonizam com as bebidas. Rafaela, especialista em chás, é responsável por criar drinques autorais e explorar combinações únicas, enquanto Emerson se dedica à produção de cafés especiais e técnicas de extração.

Além dos clássicos espressos, filtrados e cappuccinos, a cafeteria também se destaca pelas bebidas campeãs de Emerson, como drinques à base de café e latte art. A Coffee Five consolidou-se no mercado carioca com uma clientela fiel, responsável pela venda de cerca de 200 quilos de café por mês.

Além disso, a Coffee Five conta ainda com a Five Escola, um espaço dedicado à formação de baristas e entusiastas do café, onde Emerson dá aulas.

Endereço: Rua da quitanda, 86 – Centro, Rio de Janeiro

Siga: @coffeefiverj

Curto Café

Uma cafeteria com um conceito único, localizada no centro do Rio de Janeiro, dentro do prédio da Faculdade Cândido Mendes. Fundado em 2011 por Gabriel Magalhães, Sergio Kienteca e Rômulo Martinez, o café opera com um sistema de pagamento inovador no qual o cliente paga o quanto achar que deve pelo espresso, cappuccino ou até mesmo pelos grãos de café.

Os proprietários exibem seus custos operacionais e sugerem preços para orientar os clientes a fazerem uma contribuição sustentável. O Curto Café serve café espresso e cappuccino, além de vender grãos especiais, provenientes do Espírito Santo e torrados por Mario Zardo. O lugar é conhecido pela qualidade de suas bebidas, pelo atendimento amigável e pela atmosfera acolhedora. Além do sistema de pagamento diferente, o Curto Café promove mensalmente eventos para educar o público sobre este universo tão especial.

Endereço: Rua da Assembleia, 10 – Centro, Rio de Janeiro

Siga: @curtocafe

Cirandaia

O Cirandaia é uma cafeteria que vem chamando a atenção, localizada em Botafogo. Foi inaugurada em 2023 por quatro sócios: Karine Milhoranse, nutricionista, seu marido Thales Bittencourt, Wille Eduardo (primo de Karine) e sua esposa Paula Angra.

A ideia de abrir essa cafeteria no Rio de Janeiro nasceu após uma viagem inspiradora do casal Karine e Thales ao Espírito Santo, que motivou o convite aos demais para abrir o negócio em conjunto.

O lugar é acolhedor, com um mezanino charmoso, luminárias antigas e uma parede de cobogó que traz um toque único ao ambiente. No cardápio, grãos de alta qualidade e métodos de preparo como Aeropress, Clever e Hario V60. Além dos cafés, há opções deliciosas para o café da manhã e lanches da tarde, como pão de queijo caseiro, sanduíches e sobremesas. Em 2024, a cafeteria foi premiada como a melhor da cidade pela Veja Rio Comer & Beber.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 416 – Botafogo, Rio de Janeiro

Siga: @cirandaia

Chora Café

O Chora Café, mais nova cafeteria de Botafogo, pertence ao mesmo grupo do Fala Bar e se destaca pela proposta versátil: abre das 09h à meia-noite, oferecendo um cardápio que acompanha diferentes momentos do dia — de brunch e café da tarde, com direito a drinques autorais para a noite.

Com decoração charmosa e aconchegante, o espaço exibe obras de arte nas paredes. Entre os coquetéis autorais, destacam-se o Chora Café (vodca, licor de café, creme de leite e biscoito Lotus) e o Só Tem no Brasil (um drinque secreto, feito com dendê, manga, maracujá e hortelã).

Endereço: Rua Oliveira Fausto, 28 – Botafogo, Rio de Janeiro

Siga: @choracafe

Fazenda Paradiso Café

A Fazenda Paradiso Café, localizada no centro do Rio de Janeiro, ocupa um sobrado histórico restaurado do século XIX. Fundada em 2016 pela família Pereira, também proprietária da propriedade rural que lhe dá o nome, em Santo Antônio do Amparo (MG), a cafeteria se destaca por utilizar grãos de origem única cultivados na própria fazenda, garantindo qualidade do plantio à xícara.

Toda segunda-feira, os grãos são torrados no local, permitindo que os clientes acompanhem o processo. Além dos cafés especiais, o cardápio conta com comidinhas mineiras, como pão de queijo. Reconhecida por sua qualidade, a cafeteria recebeu os prêmios de “Cafeteria Revelação” (Revista Espresso, 2018) e “Melhor Cafeteria do Rio” (Veja Comer e Beber, 2018/2019), promovendo a cultura do café especial no Brasil.

Endereço: Rua dos Inválidos, 126 – Centro, Rio de Janeiro

Siga: @fazendaparadisocafe

Lunático Tijuca

O Lunático Café é um charmoso espaço temático localizado na Tijuca, com decoração inspirada na astrologia e astronomia. Fundado em 2021, por Tainá Amorim e Jefferson Gonçalves, um casal apaixonado por cafeterias e cafés especiais, o nome “Lunático” e o lema “Cabeça na lua, pés no cafezal” refletem a temática cósmica.

O café serve uma boa variedade de grãos especiais, além de bebidas sem café e acompanhamentos doces e salgados, todos com nomes criativos inspirados no espaço. Com o objetivo de fortalecer a cultura do café especial no Rio, eles trabalham com grãos de alta qualidade, provenientes de pequenos produtores brasileiros. É uma experiência acolhedora para seus clientes.

Endereço: R. Gen. Roca, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro

Siga: @cafelunaticorj

Mimo Café

O Mimo Café é uma charmosa cafeteria no Flamengo, situada dentro de uma galeria e com um conceito do tipo “coffee to go”. Embora o espaço seja pequeno e as opções para consumo local sejam limitadas, a qualidade do café é o grande diferencial, com destaque para o método Clever e o espresso.

A casa tem uma boa variedade de grãos e bebidas à base de café, além de opções veganas como cookies, leites não lácteos e sorvetes. Fundado em 2018, o Mimo Café conquistou uma avaliação alta de 4.9 em um mapa de cafés especiais.

Endereço: R. Sen. Vergueiro, 93 – Loja 14 – Flamengo, Rio de Janeiro

Siga: @mimocaferj

Nolita Roastery

O Nolita Roastery, inaugurado em 2024 no New York City Center (Barra da Tijuca), é um complexo gastronômico dedicado ao café, criado por Marcelo Torres, do Grupo Bestfork. A proposta é oferecer uma experiência completa — da plantação simulada à torra dos grãos no local, com blends exclusivos.

Entre as atrações, destaca-se a “Coffee Experience: Tour de Café – Do grão à xícara”, uma imersão sensorial onde os amantes de café podem conhecer métodos de preparo, técnicas de extração e participar de uma degustação especial com o Café Nolita.

Endereço: New York City Center (Av. das Américas, 5000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

Siga: @nolitanyroastery

Trivo

O Trivo Café nasceu de uma ideia de Alexandre Catão, pai de Angel, que sempre foi apaixonado pelo universo do café e da torrefação. Professor do IFRJ e pesquisador na área de alimentos, Alexandre tinha um hobby curioso: fazia cervejas em casa, de forma artesanal, mas com direito a logomarca e garrafas personalizadas, que usava para presentear amigos. Ao lado de sua filha, Angel, ele decidiu investir em uma cafeteria, o que levou à criação do Trivo.

Angel, inicialmente cética em relação ao café, teve seu interesse despertado quando seu pai lhe apresentou os cafés especiais, algo muito diferente dos produtos comuns de mercado que ela não gostava. A partir disso, ela se aprofundou no universo do café, trancou a faculdade de Psicologia e, junto com o pai, conheceu Herik Franson na fábrica Bhering.  Ele já era barista e apaixonado pelo universo do café, se tornando uma peça fundamental na história do Trivo, não só como sócio, mas também contribuindo com seus conhecimentos na torrefação. Hoje, a marca é um reflexo do trabalho conjunto de Angel, Alexandre e Herik, que oferecem uma experiência única e especializada no café, combinando os conhecimentos de torrefação, a paixão pelo café especial e a dedicação ao negócio.

Endereço:  R. Sen. Dantas, 80 – Loja E – Centro, Rio de Janeiro

Siga: @trivocafe