Copacabana é cosmopolita, eclética e democrática. Se por um lado o bairro tem alguns dos melhores restaurantes do Rio, muitas vezes instalados nos mais luxuosos hotéis da orla, por outro também abriga muitos endereços com preços bem em conta.
Seu lado eclético se manifesta aqui: tem comida para todos os gostos nessa lista com 15 lugares para se comer bem em Copa, pagando valores acessíveis. Selecionamos desde alguns dos botequins que servem fartas refeições, como o bar Escol e o Bar Panamá, até restaurantes especializados em cozinhas das mais variadas, da paraense à indiana, da nordestina à italiana, passando por casas árabes, braseiros clássicos e até pizzarias.
São endereços em que comemos muito bem, obrigado, sem detonar o limite do cartão de crédito. Confira uma lista de bons e baratos em Copacabana:
Arataca
Misto de empório, cheio de produtos típicos do Norte, e restaurante, o Arataca é um clássico do Rio, que fez história na Cobal do Leblon, e hoje mantém a tradição no coração de Copacabana. Como sempre aconteceu, é um lugar onde nunca vai faltar uma Cerpa bem gelada, desde o tempo em que a cerveja produzida em Belém era rara por aqui. Fundada em 1955, a casa completa 70 anos, chegando às mãos da terceira geração da família, pioneira em cozinha amazônica no Rio. Há petiscos que não poderiam faltar, como as casquinhas de caranguejo e as patolas, além do tacacá. Os pratos são fartos e servem duas pessoas: pato no tucupi, maniçoba, pirarucu no leite de coco e costela de tambaqui.
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 41 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Baalbeck
Endereço histórico da Galeria Menescal, fundado em 1959, essa pequena rotisseria libanesa marcou e ainda marca gerações de cariocas, principalmente por seus salgados, em especial a esfirra de carne, que tem legiões de fãs, servida fechada ou aberta: prove as duas e escolha a preferida, sem deixar de usar os molhos, de limão, alho e pimenta árabe.
A versão de acelga com nozes e passas foge do óbvio, com sucesso. As filas na porta são comuns, e também fazem muito sucesso os quibes e as burrecas, como a de berinjela, além das pastas, como a coalhada seca. Por fim, apesar da comida rápida ser a especialidade, eles também servem pratos, como charutinhos de folha de uva, arroz com lentilha e cebola frita, abobrinha recheada, kafta de carne e arroz de frango com damasco e especiarias. Os doces árabes são imperdíveis. Um lugar que faz jus ao seu nome completo: Baalbeck Delícias Árabes.
Endereço: Galeria Menescal, Av. Nossa Senhora de Copacabana 664, loja 17 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/barerestaurantebaalbeck/
Bar Escol
Uma opção de bom e barato em Copacabana, esse botequim é quase um segredo, desses que os mais experientes boêmios do Rio não gostam muito de compartilhar. Com aparência despretensiosa, como se fosse um bar qualquer, o Escol é frequentado por clientes que representam bem a vida em Copa, com exceção de quase não ter turistas em suas mesas espalhadas pela calçada da movimentada Avenida Princesa Isabel: tem mestre de obras e pintor de paredes, trabalhadores das vizinhanças e moradores do bairro, que se fartam com as suas refeições servidas com muitas guarnições: feijão, arroz, farofa, fritas e eventualmente um purê de batatas, ou um angu dos bons, com um pouco de costela desfiada. Espere encontrar rabada, dobradinha, escondidinho de carne seca, angu à baiana, carne assada e um frango com quiabo que deve ser o melhor do Rio – no mínimo, de Copacabana, o que já é muita coisa.
Endereço: Av. Princesa Isabel, 305 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Bar Panamá
Tem gente que chega, rapidamente, só para comer uns pastéis, de pé no balcão. Outros podem pedir uma porção de almôndegas ao molho, com farofa – bolinhos de carne que fariam bonito em qualquer restaurante italiano chique da cidade, tão bom que é. Quem quiser, pode pedir um PF, com acréscimo de espaguete. A feijoada, como convém em lugares do tipo, é uma das especialidades da casa inaugurada em 1968, assim como o pernil e a carne assada, e o empadão de camarão, que geralmente enfeitam a estufa. Pai e filho tocam o bar, cuidando da cozinha e do serviço, com cortesia e simpatia: pode puxar assunto que eles gostam, e podem indicar as melhores pedidas do dia.
Endereço: Rua Domingos Ferreira 242, loja C- Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/bar_panama/
Barraca da Chiquita
Nascido na Feira de São Cristóvão há mais 40 anos (em 1979), o restaurante especializado em cozinha nordestina ganhou filial em Copacabana. Ali, tem forró de noite, de terça a domingo, a partir das 19h, e um cardápio bem vasto, que tem como carro-chefe a carne-de-sol (de alcatra ou picanha), servida em porções fartas, para até três pessoas, com guarnições como feijão-de-corda, macaxeira frita, queijo coalho e baião de dois. O mistão, para até quatro pessoas, tem carne-de-sol, linguiça, costelinha e coxa de frango, além das guarnições. Quem só quiser petiscar encontra caldo de mocotó (e de feijão), casquinha de siri, pastéis, escondidinho de carne seca, torresmo e o seu famoso bolinho do sertão, de aipim com carne-seca e queijo. Quem quiser algo diferente, pode ir no capote (galinha d’angola), servida na panela de barro com um molho denso e saboroso, ela vem com cuscuz e baião-de-dois.
Endereço: Rua Santa Clara 33- Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/barracadachiquita_/
Bistrô Primitivo
O restaurante, também entre os bons e acessíveis, tem um cardápio italiano variado, com uma série de entradas que merecem atenção, como o misto de shiitake com ovo pochê e trufas; as lulinhas fritas, o steak tartare, o peixe marinado com torradas e a salada caprese. Entre pratos de massa, encontramos ravióli de pato, espaguete ao molho de frutos do mar, o fetuccini com camarões, limões e rúcula e penne all’amatriciana, além de risotos, como o de camarão com aspargos verdes. Para quem prefere uma carne, a cozinha prepara ossobuco de vitelo, cordeiro assado, medalhão em crosta de pistache com ravióli de ricota e saltimboca ala romana, escalopinhos na manteiga, com presunto cru e sálvia. A “grigliata” mista do mar serve duas pessoas. Feche com pera ao vinho, ou o tiramisù.
Endereço: Rua Constante Ramos, 93 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/primitivoconstante93
Bom de Copo na brasa (ex-Madelon)
Famoso por seu galeto na brasa (servido inteiro ou em meia porção), que não para de sair da churrasqueira, é um restaurante com clima familiar, que serve uma comida caseira e honesta, com ótimos preços, no meio do burburinho de Copacabana. O galeto é sucesso desde que o lugar se chamava Madelon, servido com arroz, fritas, farofa e feijão. Da grelha também saem carré (à mineira, com arroz, tutu e couve) e contrafilé (com feijão tropeiro). Há frango assado inteiro, sucesso no serviço de entregas, e também no salão. Carne assada ao molho Madeira, feijoada, parmegiana de frango, estrogonofe, picadinho e peixe à dorê completam o cardápio.
Endereço: Rua Bolivar, 35 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/bomdecopo.nabrasa/
Curry-se
O restaurante nasceu como serviço de entregas, para só recentemente colocar algumas mesas na calçada da Bolivar. Como bom indiano, tem muitas opções de pratos veganos e vegetarianos, como as samosas, pasteizinhos com recheio de grão-de-bico com ervilhas, especiarias e mango chutney; e os indiantinis, que são bolinhos de arroz pilaf ao marsala, com queijo meia-cura e parmesão; além do curry de legumes biryani masala, com couve-flor, abobrinha, cenoura, batata e cogumelo orgânicos tostados, com caldo de legumes, pasta de castanha-de-caju, molho de tomate e leite de coco artesanal, servido com arroz basmati, chutney de manga e pão chapati (com ou sem ghee). Quem não tem restrições, pode pedir versões com frango ou peixe, como goan masala, com tilápia (temperada com pimentão vermelho assado, pasta de tamarindo, coco fresco e especiarias indianas), caldo de peixe, molho de tomate e leite de coco artesanal, acompanhada de cuscuz de milho com cebola indiana, chutney de manga e pão chapati com ghee.
Endereço: Rua Bolivar, 105, loja D – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/curry.se.rj/
Farrapos Wine Bar
Esse bar de vinhos ocupa dois imóveis vizinhos, na mesma calçada na Rua Anita Garibaldi, onde são espalhadas mesas. Além dos petiscos, e dos pratos a preços atraentes, os diferentes rótulos, com predominância dos portugueses, também acompanham essa lógica. Vá sem medo nas receitas portuguesas, especialidade da casa: bolinhos de bacalhau (ou pataniscas), torradas com sardinha, moela ao molho, arroz de pato, polvo à lagareiro e diferentes receitas de bacalhau são as melhores pedidas. Há remessas semanais de conchas, com ostras e mexilhões, diretamente de Santa Catarina, para os fins de semana. Faz muito sucesso a feijoada basca, com feijão vermelho, polvo, camarão e chouriço português, que serve até quatro pessoas. Para encerrar, a favorita da casa: carpaccio brûlée de banana.
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 83, loja C – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/farraposwinebar/
La Trattoria
Um dos endereços dos mais tradicionais de Copacabana, o restaurante vive cheio, atraindo cariocas e turistas com seu menu focado em massas. O pão de alho é um clássico da casa (que pode ser turbinado com tomates assados) e, entre os pratos mais pedidos, um dos campeões é o espaguete com camarão e funghi. Outro muito apreciado é o agnolotti verde ao molho de funghi trufado (há uma seção do menu com pratos trufados), além da lasanha à bolonhesa. O cliente ainda pode escolher uma massa (como penne, fetuccini e nhoque) e um molho (como pesto ou amatriciana). No setor de carnes, há receitas italianas, tal qual scalopini ao Marsala; e universais, como steak au poivre.
Endereço: Rua Fernando Mendes, 7– Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/latrattoriario/
Liba
No térreo do Shopping dos Antiquários, e voltado para a rua, o Liba é um pequeno restaurante libanês, onde o cliente monta suas refeições com o que está exposto na vitrine. É possível escolher os elementos em separado, como berinjela recheada, charuto de repolho, kafta assada, arroz com lentilhas e cebola caramelizada, chips de abobrinha e saladas, como a fatoush e o tabule, além das pastas homus tahine, babaganoush e coalhada para fazer o um prato sob medida. As folhas de uva podem ser recheadas de grão-de-bico e arroz ou de carne e arroz, enquanto o sanduíche de kafta também faz sucesso por lá. No final, fica difícil resistir a doces como o ninho de nozes com aletria, com calda de rosas e flor de laranjeira.
Endereço: Rua Siqueira Campos, 141, loja 21– Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/libaculinaria/
Quick Galetos
Copacabana tem muitas galeterias, e o Quick está entre os melhores, sendo outra opção de bom e barato por lá. Com 50 anos de idade (nasceu em 1975), tem um ambiente clássico, típico da categoria, com um balcão com tamboretes. Do lado de dentro, chama a atenção a churrasqueira, onde assam os franguinhos, muito bem temperados, além de outras carnes e guarnições. Tem brochete de mignon, com tomate, cebola e pimentão, além de um farto churrasco misto, para duas pessoas, com contrafilé, lombo de porco e linguiça, além de peixes e camarões – tudo feito na brasa. Se pedir indicação para a sobremesa, será o pudim de merengue, orgulho da cozinha.
Endereço: Rua Duvivier, 28-A – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/quickgaletos/
Rincão do Tchê
Braseiro clássico numa esquina da Domingos Ferreira, tem uma churrasqueira sempre em brasa, onde passa a maior parte das especialidades da casa, inaugurada em 1965. Tem menu executivo e petiscos tradicionais, como pastéis, bolinhos de bacalhau, frango à passarinho e linguiças na brasa. Também serve contrafilé à Oswaldo Aranha, patrimônio gastronômico do Rio. O costelão no bafo é famoso, servindo até três pessoas. Não poderiam faltar, em lugar assim, picanha, churrasco misto e galeto, tudo na brasa, com as guarnições características: fritas, farofa, arroz e feijão, com molho à francesa. Muitos ficam só nas mesas do lado de fora, bebendo cerveja gelada.
Endereço: Rua Domingos Ferreira 220, loja A – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/rincao_do_tche_restaurante/
SForno
Pequena e discreta pizzaria, que agrada em cheio quem gosta das redondas (que ali são retangulares, no estilo romano). Tem pizzas clássicas, como margherita, caprese, calabresa (opção com gorgonzola) e arrabbiata (molho de tomate apimentado, muçarela e azeitonas pretas), e algumas criações da casa. A Sforno, por exemplo, tem molho de tomate italiano, muçarela, creme de tomate seco e grana padano ralado, e a chamada tomatinhos leva os próprios, confitados, além de muçarela, cogumelos, burrata e rúcula. Já a trufa negra combina cogumelos, muçarela, burrata e creme de trufa. São 24 opções de cobertura, incluindo uma vegana (com molho de tomate, rúcula, tomatinhos confitados e azeitonas pretas) e uma doce (de chocolate com avelã e amêndoas tostadas).
Endereço: Rua Aires Saldanha, 104 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/sfornopizzeria/
Stambul
Mistura autêntica de Copacabana com o mundo árabe, é um boteco carioca, com muito chope gelado e clientes descontraídos entre a varanda e a calçada, só que com esfirras, quibes e kaftas expostas na vitrine. Tem um clima praiano, e muitos vão depois de um dia nas areias, com roupa de banho e chinelo. O misto árabe completo é o tradicional prato da casa, servido com kafta de carne e michuí de alcatra, acompanhados de arroz com lentilhas, cebola frita e salada árabe (com alface, tomate, cebola, pepino e hortelã). A galinha à moda árabe é feita com frango desfiado com arroz à moda árabe (com grão-de-bico, carne moída e castanha) e finalizado com snaubar. Tem carneiro e cabrito, com arroz com lentilhas e cebola frita, além de diversos combinados, com carnes e guarnições variadas. O doce mais pedido é o belewa, um doce folhado com recheio de nozes.
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 221 – Copacabana, Rio de Janeiro.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/restaurantestambuloficial/