Chegou uma das temporadas mais esperadas do ano: observação das baleias-jubarte!
Entre junho e início de agosto, as baleias passam pelo Rio de Janeiro devido à sua migração sazonal, onde elas vêm das regiões polares, em que se alimentam, em busca de águas mais quentes para se reproduzirem e darem à luz.
Quer saber onde é mais possível avistá-las? Confira!
Praia Vermelha
É muito comum avistar as baleias-jubarte em área próximas da Baía de Guanabara.
Por isso, os passeios que saem da Marina da Glória, passam pela Praia Vermelha.
Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Praia Vermelha teve sua balneabilidade recuperada, se tornando novamente própria para banho.
Quem tiver muita sorte, pode estar curtindo o sol na areia e avistar uma baleia passando pela praia.
Praia de São Conrado
Na Zona Sul do Rio, a Praia de São Conrado, uma das menos lotadas da região e famosa por sua paisagem com a Pedra da Gávea, que também faz parte da rota das baleias!
Inclusive, em 2024, a praia foi cenário da foto mais icônica da temporada, com a baleia pulando e o Pão de Açúcar ao fundo, do fotógrafo Humberto Badine: https://www.instagram.com/p/C8nUFTCPdEw/
Por alí também passam as pessoas que saltam de parapente e asa delta, já imaginou estar voando e ver uma baleia saltando? Quem sabe…
Ilhas Cagarras
O ponto mais comum (e cobiçado) para a observação das baleias-jubarte são as Ilhas Cagarras e arredores.
Arquipélago localizado no Oceano Atlântico, bem próximo da Praia de Ipanema, o local é um refúgio de biodiversidade que abriga espécies endêmicas e ameaçadas.
É um dos principais corredores de passagem não só das Jubartes, mas também de golfinhos.
O arquipélago das Ilhas Cagarras é composto por outras ilhas: Comprida, Redonda, Cagarra e das Palmas, além das ilhotas Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda.
Fora da temporada das baleias-jubarte, onde é proibido mergulhar perto dos animais, ocorrem travessias de stand-up paddle para a região, passeios de veleiros e outros.
Todos os locais citados acima fazem parte da rota das baleias e estão presentes nos passeios de observação, mas é importante ressaltar que esse turismo deve ser feito sempre com muita RESPONSABILIDADE e seguindo todas as regras da Marinha e do Instituto Baleia Jubarte.
Confira um guia completo sobre a observação de baleias-jubarte: https://visitrio.com.br/observacao-de-baleias-jubarte-rio-de-janeiro/