No dia 6 de abril, celebramos o Dia do Carbonara, uma homenagem a um dos pratos mais emblemáticos da culinária italiana. Originário de Roma, o spaghetti alla carbonara conquistou o mundo nos últimos anos com sua combinação simples, porém de difícil execução, de ovos, queijo pecorino romano, guanciale (carne curada da papada do porco) e pimenta-do-reino.
A origem do Carbonara ainda é incerta, mas há duas teorias populares. Uma delas sugere que o nome vem dos carbonai, trabalhadores do carvão na Itália central, que preparavam refeições simples com ovos, queijo e toucinho, ingredientes fáceis de transportar. Outra versão aponta para a década de 1940, quando soldados aliados teriam influenciado a receita ao introduzir ovos e bacon na culinária local. No entanto, registros indicam que pratos semelhantes já existiam na Itália muito antes desse período, em variações derivadas do cacio e pepe (queijo e pimenta) e ala griccia (queijo, pimenta e guanciale).
Mas um fato incontestável é: um verdadeiro carbonara não leva creme de leite. Sua cremosidade vem da emulsificação dos ovos com a gordura do queijo, o amido da massa e o calor da cocção. Parece fácil, mas não é.
O guanciale, com sua gordura saborosa e textura suculenta, adiciona profundidade ao prato, enquanto o pecorino romano traz um toque marcante, enquanto tudo se soma ao sabor levemente picante da pimenta-do-reino, equilibrando e realçando o conjunto.
Seja em um restaurante tradicional ou feito em casa, o Dia do Carbonara é mais um motivo para apreciar esse clássico da gastronomia. Por isso, selecionamos algumas sugestões de onde degustar esse prato aqui no Rio.
Na Cantina da Praça, em Ipanema, o carbonara está no menu desde a inauguração em 2017 e segue como um dos pratos mais pedidos. Feito com massa fresca produzida no próprio restaurante, ele conquista pelo sabor e pelo ótimo custo-benefício.

No Gero, no térreo do Fasano, o destaque vai para o guanciale, a nobre bochecha suína curada trazendo toda autenticidade à receita.

No Ocyá, restaurante especializado em frutos do mar, o prato ganha uma versão marinha, com bacon de peixe e bottarga artesanal defumada.

Mas, se a ideia é sair do óbvio, a Puli Trattoria, nova casa de massas na Gávea, leva essa combinação italiana a um delicioso recheio de pizza! O mesmo acontece na Broto Pizza, com lojas em Botafogo, na Tijuca e em Copacabana.

Escolha o seu favorito e delicie-se. No dia do Carbonara, e ao longo do ano inteiro.