Pequeno espaço aposta em conservas e charcutaria artesanal

O chef João Paulo Frankenfeld é professor.

Com autoridade de quem lecionou no Le Cordon Bleu, quando essa que é a mais importante é conhecida escola de gastronomia do mundo se instalou no Brasil, ele deixou a academia em busca de um sonho:

Ter um restaurante para chamar de seu, onde poderia fazer uma cozinha de base francesa clássica, com pitadas autorais.

Esse desejo vinha acoplado a outro: conquistar uma estrela Michelin, que veio recentemente pelo trabalho na Casa 201, no Jardim Botânico, restaurante de alto gabarito em termos de cozinha francesa, servindo menus sazonais impecáveis nos quais fica evidente sua técnica apurada. Uma refeição é como se fosse uma aula, um desfile que mostra os fundamentos da gastronomia clássica.

Antes mesmo de conquistar sua “étoile”, ele já estava programando uma expansão dos negócios: assim nasceu o Balcão 201 Bistrô e Bar, no Leblon, definido como bar e bistrô, que funciona também como um local um pouco mais democrático pra gente usufruir de seus talentos culinários.

Isso significa encontrar ali artesanato comestível em forma de pão, pastrami e língua bovina, através de croquetes, terrines e patês, de steak au poivre, de tartare, de rollmops, rillete e mostarda da casa. Da Casa 201.

O cardápio traz entradas frias, com notável variedade, que inclui conservas de peixes e frutos do mar, hommus de feijão branco e tábua de charcutaria, uma boa amostra do que se faz ali. Há porções próprias para serem divididas, com manta de porco recheada de queijo, língua com alici, molho de parmesão e alcaparra, e salmão defumado com pepino e molho de iogurte.

Os sanduíches são montados no pão schiaciata, espécie de focaccia, menos alta e mais crocante, e tem recheios como pastrami, mostarda, picles de cebola roxa e alface crespa; costela, picles e maionese com queiio Minas; porchetta com cebola caramelizada, ketchup de cogumelos e alface crespa; língua com molho de parmesão, alcaparras, alici e rúcula.

Não são muitos pratos, ao menos no momento: tem brandade de bacalhau, steak tartare com fritas e steak de filé au poivre.

Para encerrar com doçura, mousse de chocolate com creme inglês e crepe Suzette com Chantilly.

Espere com o tempo ir encontrando itens sazonais, conforme os estudos e produções na Casa 201 continuam acontecendo, inclusive para abastecer esse novo e saboroso balcão do Leblon.

Endereço: Rua Dias Ferreira, 113 - Leblon, Rio de Janeiro
Siga: @balcao201