O Brasil é o maior produtor de café do mundo, mas até hoje não havia um licor nacional à altura da complexidade e do prestígio dos nossos grãos especiais. Isso está mudando com a chegada do Cabra Lab, um novo licor de café feito no Rio de Janeiro que aposta em pureza, sabor e identidade para ocupar espaço nos bares — e nas taças — com sotaque carioca e alma brasileira.

Criado em 2020 por Gabriel Collares e Leonardo Gama, o Cabra Lab é um licor de café que aposta em um território ainda pouco explorado no Brasil: o das bebidas alcoólicas com foco em cafés especiais. A marca faz parte da Degusto, que também assina outras criações autorais como Quero Chuva e Cafuné, ambas com foco na cachaça.

Produzido com cafés especiais de origem nacional, o Cabra Lab busca justamente valorizar o que o país tem de melhor: café de alta qualidade, com rastreabilidade e cuidado. Gabriel Collares, fundador da marca explica que a proposta foge do padrão adocicado e artificial de licores tradicionais.

“A gente observou o mercado e viu que faltava um licor que exaltasse o café brasileiro de qualidade. Inclusive, pra dar o protagonismo merecido, optamos por uma base alcoólica neutra que não causasse interferência no aroma e sabor do produto. Cabra Lab é o licor mais puro que existe: é só café, álcool de cereais, açúcar demerara e água. Outros licores levam na composição corante, aromatizante e açúcar em excesso. O café que usamos já tem um dulçor natural, então a gente não precisa maquiar o produto com um caminhão de açúcar.”

A proposta atende a um novo perfil de consumidor (e de bartenders): mais atento à procedência dos ingredientes e interessado em produtos com menos intervenções. A bebida encontra, no espresso martini, um de seus principais aliados. O clássico dos anos 1980 voltou com força lá fora e começa a se firmar também nos balcões brasileiros. Agora, com um ingrediente que expressa de fato o sabor do café nacional.

O Cabra Lab quer liderar esse movimento por aqui: permitir que bares e bartenders preparem o drinque com um insumo que traduza fielmente o sabor e a potência dos cafés nacionais.

Para o turista que pede um coquetel no Brasil, a experiência se completa: um espresso martini preparado com café especial cultivado e transformado no mesmo território. Uma cadeia curta, com orgulho de origem.

Se depender desse novo licor, o café brasileiro — já consagrado nas xícaras — está prestes a conquistar também os balcões dos bares cariocas e, quem sabe, até do mundo!

Essa versão do clássico Espresso Martini tem a cara do Cabra Lab: autêntica e cheia de personalidade.

Espresso Martini Cabra Lab

  • 50 ml de licor de café Cabra Lab
  • 30 ml de vodca
  • 30 ml de café espresso
  • 10 ml de xarope de açúcar
  • 2 gotas de solução salina

Preparo: Junte todos os ingredientes na coqueteleira com bastante gelo e bata be. Em seguida, faça uma dupla coagem e sirva na taça de martini bem gelada. Finalize com três grãos de café por cima: tá pronto!