O Rio de Janeiro é lotado de mirantes, cachoeiras e montanhas incríveis para explorar. E, muitos desses espaços são acessados apenas por trilhas.
Tem as mais simples, como as de dentro do Parque da Catacumba, e as mais desafiadoras, como a da Pedra da Gávea.
Mas, se você já não quer uma trilha fácil, e também não está no nível de encarar a mais temida do Rio, as trilhas moderadas são uma excelente opção.
Indicadas para quem já tem experiência com trilha e quer se desafiar um pouco mais, elas podem ser feitas sem guia (caso conheça o caminho e tenha confiança), e oferecem uma boa aventura, perfeita para um passeio diferente na cidade.
Confira 5 trilhas moderadas no Rio de Janeiro:
Pedra do Telégrafo
Uma das fotos mais famosas do Rio de Janeiro é feita na Pedra do Telégrafo. Sim, aquela que parece que você está pendurado em um abismo (mas é só ilusão de ótica).
A trilha da Pedra do Telégrafo não é longa, o percurso tem cerca de 3,5km, mas a subida é bem íngreme, por isso, é considerada de nível moderado.
Para quem quer garantir a famosa foto, a dica é evitar a alta temporada no Rio e chegar cedo, porque rola uma fila gigante!
Como chegar: o início da trilha é na estrada da Barra de Guaratiba

Pedra do Telégrafo no Rio de Janeiro - Foto: OGlobo/Divulgação
Pedra do Pontal
Localizada no final da Praia do Recreio, a trilha da Pedra do Pontal é super rápida e oferece um visual lindo da orla do Recreio, Reserva e Macumba.
A subida é íngreme e escorregadia, então, é preciso cuidado. Além disso, há um pedaço da trilha que só é possível fazer subindo uma corda. Por isso, é considerada de nível moderado. A corda já fica na pedra e muitos fazem sem guia, mas se não se sentir seguro, procure auxílio.
OBS: Essa trilha só pode ser feita em dias de maré baixa, pois o mar faz a passagem pela areia sumir quando sobe!
Como chegar: a pedra fica em frente ao Posto 12 do Recreio.

Trilha da Pedra do Pontal no Rio de Janeiro - Foto: Vida sem Paredes/Divulgação
Pedra da Tartaruga
Localizada na Barra de Guaratiba, a Pedra da Tartaruga oferece um visual lindo das famosas praias selvagens.
A subida é bem sinalizada, mas considerada de nível médio. São várias pedras e obstáculos para chegar ao topo, e não é recomendado ir em dias de chuva pois o caminho se torna escorregadio.
O grande diferencial dessa trilha é que você pode fazer rapel descendo a pedra. É um super visual!
Como chegar: o acesso é feito pela Barra de Guaratiba

Trilhas moderadas no RIo de Janeiro - Pedra da Tartaruga - Foto: Acervo Pessoal
Praia do Perigoso
Um pouco depois da Pedra da Tartaruga, começam as praias selvagens: perigoso, meio, funda e inferno.
Destas, a mais fácil de ser acessada é a Praia do Perigoso. Você pode descer da Pedra da Tartaruga e caminhar mais um pouco pela mata para chegar, ou ir direto para lá.
O visual é paradisíaco, com poucas pessoas, águas cristalinas (e geladas). Mas, o mar por vezes é bem agitado, então, é preciso cuidado.
Além disso, é preciso levar água e o que for comer, pois não há nada vendendo na área.
Como chegar: o acesso é feito pela Barra de Guaratiba

Trilhas da Praia do Perigoso - Foto: Blog Gira Mundo/Divulgação
Praia do Secreto
Viralizada nas redes sociais, a Praia do Secreto (que já não é tão secreta assim), é um refúgio de águas cristalinas cercada de pedras, localizada dentro do Parque Natural Municipal da Prainha.
Para acessar a Praia do Secreto, é preciso primeiro verificar a maré, pois não pode estar nem cheia (que faz a área sumir), nem muito baixa, pois não dá para mergulhar. E,o mar não pode estar muito agitado, pois a região se torna perigosa.
A trilha é rápida, mas a descida/subida é extremamente íngreme, não sendo indicada para pessoas com dificuldade de locomoção ou problema no joelho.
Hoje em dia, você pode pagar para ter o auxílio da corda na subida e descida, essencial para quem não está acostumado, pois há risco de quedas.
Como chegar: a entrada da trilha é o primeiro ponto de parada dentro do Parque Natural Municipal da Prainha.

Trilhas da Praia do Secreto - Foto: Blog Fui ser viajante/Divulgação
Partiu se desafiar nas trilhas do Rio de Janeiro?