Vai achando que só a Zona Sul tem praia!
A Zona Oeste do Rio de Janeiro também tem muita praia! Inclusive, é a região favorita de muitos surfistas.
Não conhece? A gente te ajuda!
Confira um guia com praias na Barra da Tijuca e região:
Praia do Pepê
A Praia do Pepê marca o início da Barra da Tijuca.
Inicia no Quebra-mar e vai até o Quiosque do Pepê, no Posto 2. O nome homenageia o empresário, surfista e atleta de Asa Delta, Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, conhecido como Pepê, que ficou famoso por oferecer sucos e sanduíches na praia.
A região costuma ter ondas e é ideal para a prática de surf, kitesurf, windsurf e bodyboard.
Praia da Barra
“Vai ser na Praia da Barra que uma moda eu vou lançar”
Uma das maiores praias do Rio de Janeiro, a praia da Barra é situada no bairro da Barra da Tijuca, que vem se consolidando como um polo de empresas e da vida noturna.
A praia é conhecida por sua faixa bem ampla de areia, suas águas claras e de tons verdes, e a ciclovia que se estende por toda a orla, sendo ideal para a prática de atividades físicas.
Lá também é ideal para a prática de surf.
Praia dos Amores
Um cantinho escondido na área da Barra!
Considerada uma extensão do quebra-mar, a praia é bem pequena, oferece dias de águas cristalinas e mar calmo, sendo ideal para crianças, mas é preciso conferir as marés, pois há dias em que a água fica imprópria para banho.
A praia é fora do mar aberto, então, rola andar de stand-up e até jet ski por lá. O local fica embaixo do Viaduto do Joá, para chegar, é possível fazer uma caminhada de 25 minutos, saindo da estação de metrô do Jardim Oceânico, ou pedir um carro de aplicativo.
Praia da Joatinga
Rodeada por muitas pedras, a Praia da Joatinga é linda!
O acesso é feito por uma pequena trilha em um condomínio privado para chegar à praia.
Em alguns dias, a praia é o ponto ideal para surfistas, com uma onda vindo lá do fundo até a beira da areia. Em outros, o mar fica super calmo e é ideal para banho, com até crianças podendo brincar.
Mas, é sempre importante ficar atento à maré, pois há dias em que o mar cresce e a faixa de areia some.
Praia da Reserva
Quer ficar totalmente sossegado? Então, a Praia da Reserva é o lugar certo.
Indo do final do posto 8 da praia da Barra até o posto 9 do Recreio, a Praia da Reserva está situada em uma área de reserva ecológica.
Sem prédios de fundo, sem vendedores, com pouquíssimos quiosques, o lugar é sossegado e normalmente vazio. Para lá, é importante levar seu lanche, pois há várias partes sem nenhum lugar para comprar comida ou bebida.
E, para quem busca agito, há alguns beach clubes em determinados pontos da praia também.
Praia do Recreio
Logo depois da reserva, a primeira praia fora da região da Barra é a praia do Recreio.
Com características bem semelhantes a praia da Barra, a praia também reserva boas ondas para os surfistas e raros dias de mar calmo, tirando o posto 12, onde a Pedra do Pontal evita as ondas chegarem com sua potência, tornando-se um refúgio para famílias e crianças.
A praia tem muitos ambulantes, uma feirinha todos os finais de semana com venda de artesanatos, roupas e artigos de praia, e vários quiosques para curtir o dia, um happy hour ou um almoço diferente.
Além disso, a trilha da Pedra do Pontal, em dias de maré baixa, é uma ótima pedida e proporciona uma vista de toda a orla da praia do Recreio e da Macumba.
Partiu conhecer as praias da Barra da Tijuca e região?