Copacabana é muito mais do que a praia mais famosa do Brasil, é um símbolo do país. Além de ter a maior concentração de turistas da cidade, o bairro também é palco de grandes eventos, como o Réveillon que atrai gente do mundo todo, shows inesquecíveis (Lady Gaga vem aí!) e competições esportivas de alto nível.
Com tantos atrativos, Copacabana naturalmente também abriga uma cena gastronômica vibrante e variada, com opções para todos os gostos e bolsos.
Reunimos nesta seleção 15 lugares para almoçar em Copacabana. Há desde restaurantes clássicos cariocas e novidades inauguradas no ano passado até botequins de perfil informal que valem – e muito – a visita.
Escolha o seu restaurante e aproveite o melhor da gastronomia carioca.
Churrascaria Palace
Fundada em 1951 e considerada Patrimônio Cultural Carioca, a Churrascaria Palace é uma excelente opção de onde almoçar em Copacabana.
A churrascaria serve um rodízio completo com cerca de 40 cortes diferentes, incluindo a famosa a picanha borboleta, criada na casa nos anos 1980. O bufê de saladas e frios é farto, incluindo até ostras frescas e vinagrete de mexilhões. Difícil não querer voltar.
Endereço: Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana.
Saiba mais: https://churrascariapalace.com.br/
Pavão Azul
Para quem gosta de um legítimo almoço de boteco, o tradicional Pavão Azul oferece uma atmosfera bem carioca, com mesas na calçada. Famoso pela patanisca de bacalhau e pelos arrozes de camarão ou polvo, o local também tem opções típicas de um legítimo botequim carioca, como feijoada, rabada e outros pratos – sempre muito bem servidos. Além de petiscos clássicos e uma boa variedade de bolinhos, acompanhados sempre de cerveja gelada ou uma deliciosa batida.
Endereço: Rua Hilário de Gouveia, 71, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/pavaoazuloficial
Dora e Koa
São dois restaurantes, dos mesmos sócios, vizinhos. Uma opção em dose dupla. O Koa Poke é perfeito para quem busca um almoço leve e saudável. Já ali do lado, dividindo o mesmo espaço, o Dora – inaugurado no ano passado – aposta em uma cozinha afetiva, com um menu executivo atraente e pratos que fazem sucesso com turistas e moradores locais, como o picadinho e o arroz meloso de camarão – tudo isso acompanhado de uma carta de drinques incrível. Ambos são comandados pelo casal Hiago Fontoura e a chef Raquel Migliano – que se conheceram no Copacabana Palace, ele no salão, e ela na cozinha – funções que agora ocupam em seus dois restaurantes.
Endereço: Rua Barão de Ipanema, 15 loja C, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/dorarestaurantebar/
Galeto Sat’s
Famoso e tradicional, o Galeto Sat’s não é apenas um clássico das madrugadas, mas também serve para um almoço no pós-praia do carioca. Assado no espeto, o galeto e o churrasco misto são preparados no ponto certo, acompanhados de farofa de ovo, arroz de brócolis, fritas e, é claro, aquele chope bem gelado. E para completar, não dá para sair sem provar a generosa porção de coração e o irresistível pão de alho. A carta de cachaças tem raridades.
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7, loja D, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/galetosats/
Marine Restô
Para quem quer um almoço mais sofisticado, o Marine Restô, no luxuoso Fairmont, com indicação no Guia Michelin, oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego da praia de Copacabana. Com um ambiente moderno e a cozinha à vista, com destaque para o forno Josper a carvão, o restaurante tem a brasa como protagonista, preparando pratos como o galeto carioca e a fraldinha Angus, além de suculentos tentáculos de polvo. Se preferir algo mais despojado, mas com o mesmo padrão de qualidade, o Quiosque Tropík, também do Fairmont, é uma ótima opção, logo em frente, no calçadão de Copacabana.
Endereço: Avenida Atlântica, 4240, Copacabana.
Saiba mais: https://fairmontrio.com/marine-resto/
Chonkou
Para quem quer sair do comum, o Chonkou é uma ótima opção de onde almoçar na orla de Copacabana. Com mais de 50 anos de tradição, o restaurante chinês combina pratos muito fartos, ideais para compartilhar, com um ambiente temático curioso, de frente para o mar, proporcionando uma experiência genuína e saborosa, além de apresentar preços ótimos – ainda mais se considerarmos a localização.
Endereço: Avenida Atlântica, 3880, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/restaurantechonkou/
Cantón
O Cantón é o primeiro restaurante chifa do Brasil, uma fusão autêntica entre as cozinhas peruana e chinesa, sob o comando do chef Marco Espinoza. Com uma decoração que chama a atenção que remete a uma dessas Chinatowns, o ambiente completa a proposta de uma refeição que vai além da comida, proporcionando uma verdadeira imersão gastronômica. Para beber, destaque para a coquetelaria a base de Pisco.
Endereço: Rua Rodolfo Dantas, 26, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/canton.br
Marius Degustare
A Marius oferece um rodízio completo de frutos do mar e carnes, acompanhado de um bufê variado que mistura a cozinha brasileira com a mediterrânea, além de uma seleção de saladas orgânicas frescas. Um lugar para comer lagosta e cavaquinha à vontade. Chama a atenção a decoração exótica que remete a um antiquário. A adega, com mais de 400 rótulos, foi pensada para harmonizar com o cardápio, com boa seleção de brancos e tintos.
Endereço: Avenida Atlântica, 290- Copacabana.
Saiba mais: https://marius.com.br/home
O Caranguejo
Mais um tradicional restaurante de Copacabana, o Caranguejo é especializado em frutos do mar. O cardápio apresenta o crustáceo que o batiza servido inteiro, para comer com as mãos, quebrando a carapaça com martelinho de madeira. Quem prefere menos trabalho, pode escolher a popular casquinha ou as patinhas empanadas para beliscar. Os pratos são bem generosos. O restaurante também possui um balcão com estufa de salgados voltado para a rua, onde a empadinha de camarão é destaque, assim como os pastéis de pescados, além de petiscos frios e frescos, como o vinagrete de polvo.
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 771 (esquina com a Rua Xavier da Silveira), Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/ocaranguejocopacabana/
Bibi Sucos
O Bibi Sucos é focado em comida rápida e saudável. O cardápio lista opções como crepes, tapiocas e omeletes, pratos executivos e saladas, sempre com ingredientes frescos. Há ainda saladas de frutas e açaís como opções para um lanchinho. O ambiente é descontraído, ideal para quem busca uma refeição prática e nutritiva.
Endereços:
- Rua Santa Clara, 36 – Copacabana, Rio de Janeiro
- Rua Miguel Lemos, 31 – LOJA A – Copacabana, Rio de Janeiro
Saiba mais: https://www.instagram.com/bibilab.rio/
Mar de Copa
Para quem não quer tirar o pé da areia, o Mar de Copa é uma excelente opção de onde almoçar em Copacabana. Com uma vista privilegiada da praia, o quiosque conta com opções de churrasco, pratos de bacalhau e menu executivo, para quem quiser economizar. Com muitas opções de petiscos, o lugar é ideal para aproveitar a praia sentado confortavelmente, com direito a balde de cerveja e banheiro exclusivo para os clientes.
Endereço: Avenida Atlântica, Quiosques 21 e 22, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/mardecopa.rj/
Amir
O premiado Amir, comandado por Ingrid Baouchi e sua filha Yasmin, é uma ótima opção para quem busca comida árabe no almoço. Há pratos para até três pessoas. Famoso por receitas clássicas, como o arroz de lentilha com cebola frita e cordeiro, o quibe na coalhada e o moussaka, também há muitos salgadinhos típicos, como as esfirras, pastas, como babaganuj, e uma boa oferta de sanduíches, os kebabs, com kaftas (espetinhos), falafel (bolinho de grão-de-bico) e o shawarma, com tiras de carne que são assadas no espeto giratório, que chama a atenção na porta, fatiadas na hora.
Endereço: Rua Ronald de Carvalho, 55, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/amir.restaurante/
Basha
O Basha é um restaurante libanês, com opções vegetarianas, com um ambiente aconchegante e temático, que traz receitas exclusivas do chef Nicolas Habre, como seu famoso peixe assado na brasa à moda árabe, além do shishi barak, uma espécie de almôndega cozida na coalhada (duas deliciosa raridades por aqui). Para uma experiência ainda mais completa, a casa oferece também um rodízio com pratos típicos e um pequeno empório de produtos libaneses.
Endereço: Avenida Nossa Sra. de Copacabana, 198, Copacabana.
Saiba mais: https://restaurantebasha.com.br/
Marinho Atlântica
O Marinho Atlântica é uma ótima opção para um almoço especial na orla de Copacabana, com um deck sobre o calçadão. A casa tem opções deliciosas, desde petiscos e entradas até pratos compartilháveis como a moqueca. Aos sábados, conta com um bufê de feijoada para comer à vontade e roda de chorinho, uma atração musical que já virou tradição no local, e que torna a experiência ainda mais especial.
Endereço: Avenida Atlântica, 4206, Copacabana.
Saiba mais: https://www.instagram.com/marinhoatlantica/
Venga
O Venga Chiringuito, traz a autêntica experiência dos quiosques de praia típicos espanhóis, com um cardápio repleto de tapas, paellas e peixes fresquinhos, fornecidos diretamente pela Colônia de pesca do Posto 6. De frente para o mar, o local combina ambiente descontraído com drinques como a sangria, além de vinhos selecionados, perfeito para quem busca boa comida e vista privilegiada.
Endereço: Avenida Atlântica, 3880, Copacabana.
Saiba mais: https://venga.com.br/
Gostou de saber onde almoçar em Copacabana? Agora é só escolher o seu e aproveitar a Cidade Deliciosa!