O Rio é maravilhoso! E também é amor, diversidade, abraço, acolhimento e ORGULHO.
Por isso, durante o mês de junho, a cidade se une para celebrar o mês do orgulho com eventos, como o Rio de Cores.
Mas, o Rio é um destino LGBTI+ durante o ano inteiro.
Premiações
O Rio já conquistou importantes títulos como o de “Cidade Mais Feliz do Mundo” (Forbes, 2009) e “Melhor Destino Gay do Planeta” (Logo, MTV). No site especializado em turismo LGBTQIA+ GayCities, o Rio de Janeiro ocupa a 8ª posição no mundo como destino dos sonhos.
Além disso, a cidade já foi apontada como o melhor destino de praia da América Latina para o turismo LGBT, com premiação entregue na 9a Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT, e já foi eleito duas vezes pela revista Trip Out Gay como o destino LGBTQIA+ friendly mais sexy do mundo.
A Parada do Orgulho no Rio
Outro ponto que faz o Rio ser reconhecido como um dos melhores destinos é a Parada do Orgulho, realizada em novembro.
Em 2024, o evento contou com 10 trios elétricos, apresentações da cantora Duda Beat e o cantor e ator Diego Martins, Nick Cruz, Thais Macedo e muitos outros.
Ao todo, cerca de 800 mil pessoas estiveram presentes desfilando pela praia mais famosa do mundo, Copacabana, e celebrando esta data tão importante.
Eventos
O principal evento que celebra o mês do orgulho na Cidade Maravilhosa é o Rio de Cores, uma colaboração entre o Visit Rio e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil, que chega à sua 5ª edição, reforçando o Rio de Janeiro como um destino cada vez mais acolhedor e plural.
Este ano, 60 estabelecimentos comprometidos com a valorização da diversidade, oferecem descontos e experiências exclusivas em hotéis, bares, atrações turísticas e casas noturnas. Confira mais detalhes aqui.
Além do Rio de Cores, também vai rolar um evento super legal na Cidade das Artes!
A “Parada” é um espetáculo que, em uma cena híbrida, com esquetes divertidas, dança, música, poesia, audiovisual e performances, fala sobre figuras importantes da comunidade, LGBTfobia, movimentos sociais essenciais para a luta, como o antirracista e o feminista, programas de auxílio para pessoas LGBT+, cultura pop, arte queer e sua influência, eventos históricos, experiências variadas de pessoas da comunidade e mais.
O espetáculo fica em cartaz de 7 a 14 de junho. Confira como adquirir seu ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/105547/d/315163/s/2145790
Roteiro LGBTI+ no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é um convite para o público LGBTI+, com diversos lugares voltados para o público espalhados pela cidade.
Começando pelas praias, o Posto 9 da Praia de Ipanema é reconhecido como um encontro da comunidade LGBTQIAP+. Localizado entre as ruas Farme de Amoedo e Teixeira de Melo, o local é famoso por sua atmosfera acolhedora, inclusiva e amigável.
A Rua Farme, em si, já é também conhecida como um local de encontro da comunidade, com vários hostels e restaurantes.
Para quem curte arte e cultura, o Queerioca é um espaço que precisa estar no roteiro. O espaço fica no centro da cidade e é um centro de referência de arte e cultura queer, por lá o público curte shows, exposições de arte, exibições de filme e outras atividades culturais.
Para a noite, a cidade oferece uma infinidade de opções: do TAU Bar Club e a Pink Flamingo, em Copacabana, passando pela Galeria Café em Ipanema, o Macuna Bar, em Botafogo, até a Agyto, na Lapa.
Além disso, todos os pontos turísticos da cidade são sempre acolhedores, até porque o Rio é isso: amor, diversidade e um lugar para todo mundo!